Uma introdução ao Natureza Pelos Meus Olhos, e como nasce uma fotógrafa da natureza
- naturezapelosmeuso
- 24 de mar.
- 4 min de leitura
Como "nasce" uma fotógrafa?
Uma pessoa pode se tornar fotógrafa por vários meios: alguns se profissionalizam, são formados em cursos reconhecidos; alguns são amadores, e outros são amantes da fotografia, pelo simples fato de gostarem delas e do que elas representam.
Em qual deles me encaixo? Na terceira opção, com um toque de amadorismo... Ou uma amadora com um amor enorme pela fotografia?
Sempre gostei de fotografias; desde criança meus pais tiravam muitas fotos de família, na minha casa sempre teve uma câmera fotográfica. Meus pais guardam memórias, fotos dos nossos antepassados, fotos da infância deles e da minha, fotos que trazem história, alegria e saudade.
Tenho muitos álbuns de fotografias da minha família, de viagens, festas, amigos e das minhas filhas. Como uma mãe coruja, cada movimento era um flash, tudo documentado e guardado com carinho de cada etapa das minhas filhas. Mesmo quando vieram as câmeras digitais, eu imprimia as fotos, porque queria tê-las guardadas, para que elas também pudessem ver essas memórias.
De alguns anos pra cá eu parei de imprimir, por falta de espaço para guardar tudo, infelizmente, porque adoro ver álbuns de fotos. Meu computador, celular, HD externo, tudo está lotado com fotos, minhas preciosidades.
Com o celular, ficou mais fácil registrar tudo a todo momento. Eu me distraio fotografando e olhando as fotos. Mesmo com a facilidade de excluir fotos, tenho muita dificuldade com isso, porque tudo pra mim tem sentido ou valor; como temos limite de armazenamento, eu tenho que fazer "faxinas" frequentes, apesar de querer manter todas. Afinal de contas, cada foto conta uma história, certo?

Como eu comecei a fotografar?
Eu sempre gostei de ver flores e plantas, mas admirava como qualquer pessoa que acha bonito, sem maior interesse por elas. Na casa dos meus pais sempre tinha vasos bonitos, já que minha mãe leva jeito para fazer arranjos e cuidar de plantas, o que não herdei muito bem...
Em 2020, um ano atípico para todos, nossa cachorrinha, uma lhasa apso linda, uma idosinha de 14 anos, ficou doente, com uma síndrome cognitiva. Ela trocava a noite pelo dia (ela morreu no ano seguinte, uma tristeza enorme...), e eu ficava praticamente todas as noites acordada com ela; para me distrair, ficava olhando o celular, principalmente o Instagram. Eu tinha duas contas nessa época, e em uma delas eu postava fotos de tudo, inclusive das plantas que encontrava pelas ruas. Passei a seguir contas que postavam conteúdo da natureza e a me encantar cada vez mais com esses presentes maravilhosos que são a flora e a fauna.
Um dia, em 2022, decidi juntar todas as fotos que eu já tinha publicado e outras que tinha no meu celular, em uma conta nova, apenas para isso. Assim surgiu o @naturezapelosmeusolhos, para salvar o que via de lindo pelo meu caminho.

O nome escolhido foi justamente para mostrar o que eu vejo, como eu vejo, a natureza que encontro pelas ruas, pelo meu caminho. No início achei enorme, que ninguém iria guardar esse nome (nem eu, haha), mas acho que combinou demais com a minha proposta de mostrar o que eu vejo no meu dia a dia.
E acabou dando certo. As pessoas foram me seguindo e a cada dia passei a ter mais coisas para mostrar, porque eu sinto que depois da pandemia passamos a dar mais valor ao contato com a natureza, indo mais a parques e praças, observando mais o que a natureza oferece de belo. E com isso comecei a aprender mais sobre as plantas, conheci várias espécies de flores e de árvores novas, e sinto que meus registros foram ficando melhores, mostrando mais o que eu queria.
Assim surgiu uma fotógrafa da natureza, alguém que gostou dessa prática de registrar o que via de bonito e interessante pelo caminho, e aprendeu a reconhecer mais espécies de plantas, unindo isso à paixão pela fotografia.
Como surgiu o site?
O site surgiu depois de fazer um curso sobre quadros fine art. Eu fiquei encantada com a ideia, imaginando as pessoas com minhas fotos nos seus ambientes!
Eu fiz alguns quadros pra mim, para experimentar, e adorei o resultado. Então decidi fazer o site para fazer um portfólio, com algumas fotos passíveis de serem impressas, e pra deixar guardado, como se fosse um álbum, algumas fotos especiais para mim.
Assim surgiu uma fotógrafa da natureza, alguém que gostou dessa prática de registrar o que via de bonito e interessante pelo caminho (...)
São minhas melhores fotos? Não sei, mas as fotos que escolho para postar aqui no site são fotos especiais, que contam uma historia de alguma maneira: seja pelo dia em que foram feitas, pelo momento, pela novidade de ver algo pela primeira vez ou simplesmente porque gostei muito da fotografia.
O site já existia há um ano mais ou menos, mas eu fiquei sem tempo para atualizá-lo, tirei do ar e agora estou voltando e com a novidade do blog. Eu sentia falta de algo a mais aqui no site; não queria que fosse apenas um portfólio, mas também um canal de comunicação, onde eu pudesse colocar algo que achasse interessante sobre fotografia e o que estou aprendendo nesses últimos anos.
Nunca escrevi em um blog, mas sinto que no Instagram eu não tenho muito como ficar contando histórias, então decidi tentar escrever aqui. Espero que os conteúdos sejam interessantes.
Comments