top of page

Como reconheço as plantas que fotografo?

Quando eu comecei a fotografar, não sabia o nome de quase nenhuma árvore ou flor, quem dirá de pássaros... passei a observar contas de outros fotógrafos, sempre atenta às informações nas legendas, e aprendi um pouco.


Eu uso muito o Google mesmo, mas tem horas que é difícil a pesquisa, viu? Pego o nome científico, pesquiso o nome em português e o nome pelo qual é mais conhecido. Se ainda não conheço a planta, pesquiso sobre ela, pra saber o que ela oferece, se tem propriedades medicinais, se é comestível, onde se originou, e outras informações.


Muitas vezes eu pergunto na própria postagem, pra ver se alguém conhece; sempre aparece alguém com a resposta certa. Em outros casos, peço ajuda a uma amiga bióloga e outros amigos conhecedores de botânica.


Algumas vezes as pessoas me perguntam sobre plantio, vendas e cuidados e eu pesquiso para dar uma resposta correta, porque acho que essa interação faz toda a diferença. Essa troca de informações é muito interessante e eu adoro, porque aprendo cada vez mais.


Aprendi que para identificar uma planta, uma árvore ou uma flor, o ideal é sempre observar as folhas e o tronco, para ter maiores informações, porque muitas são bem parecidas e apenas um detalhe pode diferenciá-las.


Algumas vezes a identificação é mais difícil e demorada, por ser algo não tão comum, como uma árvore que fotografei ano passado, a Angelin de Morcego, ou Morcegueira. Elas têm médio porte, com flores rosas ou roxas, mas que duram pouco tempo. Ela é mais comum na Mata Atlântica, e seus frutos atraem morcegos e outros animais.


A informação acabou vindo diretamente de um funcionário da Embrapa, depois de várias tentativas sem sucesso de descobrir seu nome. Eu passo por essa árvore frequentemente, mas nunca a tinha visto florida e as flores chamaram a minha atenção. Como eu já sabia que seria necessário mais informações, fotografei o tronco, os galhos e as folhas, além das flores.




Além disso, existem alguns aplicativos para pesquisar espécies por meio de foto. O que eu uso é o Seek, que permite registrar uma foto, ao identificar, e o dia que você encontrou a espécie. Ele tem, em seu sistema, informações sobre plantas, insetos e pássaros.


Mesmo com tudo isso disponível, de vez em quando eu falho e não consigo identificar tudo que eu fotografo. Apesar disso, em todos os casos considero que o importante é admirar as belezas que a natureza nos oferece.


Comments


bottom of page